Nova Europa é uma cidade paulista com cerca de 10 mil habitantes que vive basicamente do cultivo da cana para posterior transformação em álcool combustível e açúcar.
Apesar de sua origem européia, principalmente da Áustria, hoje sua população é formada principalmente de novos imigrantes de todos os estados brasileiros que vieram para o trabalho na lavoura, que acabaram ficando, e trazendo suas famílias.
É uma população jovem e que tem aspirado por trabalho mais nobre e mais rentável.
Nova Europa tem visto as suas visinhas despontarem econômica e comercialmente e assim, tem sido fornecedora de mão de obra jovem para o comércio e a indústria da região, fazendo com o seu crescimento vegetativo seja relativamente pequeno.
A cidade de Gavião Peixoto vem se destacando com a presença de importantes fábricas de tecnologia aeronautica; Tabatinga tem se despontando significativamente na produção de bichos de pelúcia e enchovais para crianças; Ibitinga já há muitos anos, é a capital do bordado artesanal e dos enchovais para recém casados; Jaú é a capital do calçado feminino; Borborema tem crescido por conta do turismo voltado para a pesca e o laser ribeirinho às margens do já despoluído Rio Tietê; só para citar algumas cidades da nossa região.
Nuvem de tags: administração-pública-governo-municipal-habitantes-zona-rural-economia-urbana-interior-paulista-água-tratada-coreto-praça-câmara-vereador-fazenda-itaquerê-população-demográfica-novaeuropense-taxa-iptu-lei-orgânica-expediente-prefeitura-verbas-educação-culturais-núcleos-coloniais-1907-igreja-terras-ferrovia-jogador-Ney-posto-saúde-comércio-local
   
 Nova Europa
 Araraquara
 Feira de Profissões
 Profissionais Liberais
 Artigos
 Jornais e Revistas
 Fale Conosco
 Mapa do Sítio
 Caminho Suave
 Colaboradores
coeducar-em-graficos
Cache Em Araraquara .com.br
Sítio da Semana
site-da-semana
Fotos curiosas da Internet

grafico-do-dolar-em-relacao-ao-real
Palavra do Dia


Geração Biônica

goku-do-dragon-ball

Quando eu era menino, não tinha contato com mais ninguém além de meus irmãos e minha mãe. Acredito que era difícil ter até mesmo, um amigo invisível, já que aparentemente não tinhamos tanta imaginação assim. Claro, não tínhamos nem televisão.

Hoje em dia, quando vão para a creche, as crianças têm contato desde muito cedo, com muitas outras crianças. Lá, aprendem a brincar e a compartilhar, o que é muito saudável, já que a maioria dos casais têm apenas um filho.

À medida que as crianças se iniciam na vida escolar, parece que são desencorajadas a brincar. Talvez seja porisso que desde cedo as crianças brincam com os computadores.

Me lembro que certa vez uma cliente me chamou e disse:

— Moço. Tem um menino mexendo no seu computador. Ele não vai quebrar?

Naquela época o meu filho Lucas tinha 4 anos de idade e como ele era magricela e pouco crescido, parecia ter menos idade.

Aparentando surpresa com minha calma a mulher insistiu:

— Vai lá ver só!

Respondi que o menino já entendia de computadores, pelo menos o suficiente para estar alí brincando sozinho com ele. Mas quando acrescentei que ele já brincava com o computador aos dois anos de idade a cliente virou-se e se afastou incrédula.

Os adultos ainda têm grande dificuldade em assimilar este mundo novo que é a informática.

Tenho um amigo de seus 38 anos que, quando lhe apresentei o sítio "EmNovaEuropa.com.br" ele me encheu de perguntas:

  • Pra que serve?
  • Quem é que vê estas coisas?
  • Por que você está fazendo isto?
  • Entre muitas outras.

    No fundo, o que ele estava querendo perguntar e a vergonha não lhe permitia, era "Para que serve esta tal de página da Internet?".

    As crianças, por outro lado, já nasceram vendo a Internet, os celulares, os shopping centers, os heróis da tevê e do cinema, como o Naruto e o Goku, por exemplo.

    Este novos heróis que, de um dia para o outro, inundam as telas, os jornais e as revistas e estão presentes até mesmos na decoração das festas de aniversário, tornam-se parte do imaginário das crianças, como parte de um mundo natural e ao mesmo tempo fantástico.

    As crianças vivenciam estas estórias, muito mais do que podíamos fazer com as dos gibís dos Marvels. E no computador as estórias continuam nos jogos e nos videos compartilhados no Youtube.

    O mundo das crianças é muito maior hoje do que jamais foi. Haja visto a quantidade de amigos virtuais que elas têm através do computador, especialmemte no Orkut. Esta lista ultrapassa os limites da escola, da cidade e até mesmo do país.

    Assim, as crianças têm muitos amigos, pois quanto mais amigos melhor; têm muitos jogos eletrônicos; muitas atividades diarias; muitos assuntos; muitos e-mails; muitas comunidades no Orkut etc.

    As crianças levam uma vida frenética, bombardeadas a todo momento por uma quantidade imensa de informações. Quantidade esta nem sonhada nos meus tempos de admirador do Homem Biônico.

    Em minha opinião pessoal, a vida das crianças é o reflexo de um estilo de vida aculturado, aberto a todo o tipo de influência, onde o "ter" é mais importante que "o que se deve (ou pode) ter".

    Com tudo isto, o computador é o meio da comunicação mais importante de todos os tempos, mais do que o celular e a tevê. E as crianças aprendem, desde cedo, que uma parte de suas vidas depende do computador. Nele, todos aquelas figurinhas pequeninas que a garotada chama de ícones têm algum significado e alguns deles tem até vida própria.

    É uma nova maneira de ver e de viver o mundo. Apesar da telinha ser plana, os hyperlinks deixa tudo tridimensional.

    Se tudo isto é bom ou ruim, só esperando para ver no que vai dar.

    Enviado por José Antonio em 17 de julho de 2008

    direito-de-viver-hc-de-barretos
    Doe para o HC de Barretos

    Início das Aulas da Uniara

    Uniara informa que o início das aulas para os calouros de todos os cursos, exceto para os de Medicina, será no dia 29 de fevereiro.

    Veja em Aulas para os Calouros.







    desde-05-03-2008 rss-icon
    diga-nao-ao-ms-internet-explorer
    Melhor com
    Firefox ®
    download-firefox-4

    centenario-fm-tabatinga uniara-fm-araraquara antena-1-fm itaquere-fm-nova-europa
    radio-107,7fm-itapolis