​​​​​ BrasilWiki permite o formato para todas as opiniões - International de OhmyNews
2009-04-24 05:50 KST  
  RSS
Vozes globais em linha - o mundo está falando. Você está escutando?
JapanFocus
BrasilWiki permite o formato para todas as opiniões
O local brasileiro do repórter do cidadão inspirou por OhmyNews
Ana Maria Brambilla (brambilla)     Artigo da cópia do artigo do email 
11:28 2007-04-18 publicado (KST)   
Em um artigo recente, o journalista brasileiro Arnaldo Jabor delatou a indiferença oficial ao problema da corrupção na política nacional. Por a ênfase que escreveu, “deixe-nos cortar à perseguição -- quando Lula reelected, um grupo criminoso infiltrou o governo e desviou biliões em dinheiros públicos para exercitar o controle do estado e para permanecer no poder por os próximos 20 anos.”

Publicado em um dos Web site de rádio comerciais os mais importantes do noticiário, o artigo de Jabor foi censurado pelo TSE (o Tribunal Superior eleitoral) e desaparecido da vista pública.

Nesta conjuntura um projeto colaborador que fosse sido em linha por cinco meses, BrasilWiki do jornalismo, veio ao salvamento. O local permite que os povos afixem toda a mensagem ou opinião, incluindo uma denúncia da corrupção, e publicou o artigo em seu próprio Web site.

Criado por journalistas Eduardo Mattos e Jose Aparecido Miguel, BrasilWiki começou como um corretivo ao desânimo tradicional dos meios do mainline da democracia informativa. “Mais de 80 por cento do que jornais, compartimentos, e rádio e companhias da tevê publicam e a transmissão vem da agenda da política, e seu material do op-ed vêm finalmente dos eleitores. O jornalismo participativo desafia este paradigma, o †disse Mattos. Ana Brambilla entrevistou-o através do email.  Note> dos <Editor
BrasilWiki reflete finalmente seu ponto de vista ou aquele da equipe de publicação?

BrasilWiki apresenta à perspectiva de todos a afixação a este Web site. Desta maneira é possível indicar um espectro da opinião, incluindo opiniões divergentes. Por exemplo, quando os bishops da igreja dois de Renascer foram detidos nos Estados Unidos, você poderia encontrar a crítica e a outra de um texto que defendem os pares, e ambos os textos estavam no Home Page.

  NOTÍCIAS PRINCIPAIS DE HOJE
Estratégia grande de Médio Oriente de Obama
Como a medida Labour nova levanta?
[Revisão] de “poemas Annapurna”
A Bull, o Matador e o público
“O solista” é uma sinfonia surpreendente
  DA SEÇÃO
“Uma multidão esperta não é necessariamente uma multidão sábia”
Luz de vela 2008: Meios novos e protestos de Coreia
“Os Bloggers e os journalistas coreanos devem aprender de se”
Dos repórteres internacionais do cidadão de OhmyNews fórum 2008
Convite ao ô fórum de OhmyNews
Você concorda que a independência é uma das diferenças principais com jornalismo colaborador? Que você toma para ser “independência”?

Eu mantenho-me no formato de BrasilWiki da mente -- abra a tudo, sem nenhuns compromissos aos grupos, aos povos ou às idéias. Aquela é independência.

Você recorda algum exemplo em que a independência reflita toda a diferença entre os meios do grosso da população e o BrasilWiki?

Há um caso recente, Arnaldo Jabor, que escreveu um texto censurado pelo TSE. Nós publicamos todo o texto proibido para CBN (radiodifusor) para fazer o público. Em um outro texto, um colega criticou um banco confidencial, Unibanco, sobre suas práticas da televenda. Há muito outro.

Que é processo de publicação de BrasilWiki? Há está uma edição? Há journalistas profissionais em sua equipe?

Sim, nós temos quatro journalistas que analisam todas as partes publicadas em BrasilWiki. Nós fazemos a edição mínima dos textos, apenas bastante para facilitar a compreensão dos leitores. A estrutura de qualquer uma parte e suas idéias associadas são intocáveis. Em nossos cinco meses na linha, nós não tivemos uma reivindicação. Cada texto é corrigido para a gramática e os erros de pontuação, etc.

Antes que você publique, fazem você fato-verific?

Nós não fazemos nenhuma verificação do índice. Nós oferecemos o espaço quando há uma desaprovação específica -- por exemplo, quando uma companhia e esse de seu produto forem mencionados. Mais de 90 por cento dos textos são partes da opinião, tão lá não são lotes das coisas a verific.

Como você mantem a informação digna de crédito em BrasilWiki?

Se a credibilidade é questionada, nós reparamo-la e fazemo-los uma verificação o mais cedo possível. Além disso, nós temos formatos específicos para delatar a maleficência e os abusos.

Que padrão processual os colaboradores de BrasilWiki seguem em produzir o índice? Fazem eles fato-verific? São as opiniões irrestritas?

As opiniões são absolutamente irrestritas. Assim, em alguns respeitos nós estamos andando um tightrope. Nós não permitimos o índice prejudic, mas recentemente um colaborador afixou um texto com uma polarização homofóbica, que nós publicássemos. Mas quando alguma outra pessoa quis a contestar, mesmo sem ser registado, nós fornecemos o espaço para uma resposta.

Como os meios brasileiros e o público geral reagiram a BrasilWiki?

É difícil avaliar a reação dos meios tradicionais. Alguns jornais, como Estado de Sao Paulo, O Estado de Minas e Jornal fazem Comercio de Recife publicaram nossa iniciativa. Nós fomos entrevistados pelo compartimento de Imprensa e por Rede Midia, de Belo Horizonte. Eu sinto que há alguma curiosidade sobre o jornalismo participativo. Os veículos tradicionais resistem fornecer o espaço aos journalistas colaboradores, quem nós chamamos da “povos configuração.” Este interesse abrange muito. Seu negócio é vender a informação. BrasilWiki foi recebido muito bem pela população geral. Nós temos mais de 500 contribuinte registados, e, depois que nós lig a um fornecedor independente do Internet, nossa exposição aumentada.

Você pensa o jornalismo colaborador deve seguir os mesmos valores que seus primos do mainline: objectividade, pluralidade, transparência, etc.?

Nós não podemos demanda de nossos contribuinte as mesmas técnicas exercitadas por journalistas profissionais. A maioria dos textos que nós publicamos em BrasilWiki é partes da opinião. Não pode haver uma pluralidade evidente nelas, mas nós esperamos a objectividade e a transparência. O Web site, entretanto, tem o macacão da pluralidade, da objectividade e da claridade.

Você foi inspirado por um outro Web site do colaborador-índice na criação de BrasilWiki?

Nossa inspiração era o OhmyNews coreano sul.

Finalmente, que é seu modelo comercial?

Para sustentar BrasilWiki com anúncio.
Ana Brambilla é journalista brasileiro no processo de produção satisfeito colaborador.
©2007 OhmyNews
Outros artigos pelo repórter Ana Maria Brambilla

Brian Orndorf
 
Boa vinda à “terra” de Disney
Grilhão de Eric
 
O escritor de fantasma o mais engraçado de Austrália
Yehonathan Tommer
 
Estratégia grande de Médio Oriente de Obama
Bhumika Ghimire
 
Mulheres do Nepali ainda sob o ataque
Como você avaliaria a contribuição do International de OhmyNews para o jornalismo global do cidadão?
  Indispensável
  Bom
  Justo
  Pobre
    * Vote para ver o resultado.   
 Grâ Bretanha, quem tem o talento agora?
 As ações ad hoc do Conselho de segurança aumentam a tensão na península da Coreia
 Guru de negócio de Digitas de Londres
 Dr. Obama Factura uma chamada de casa mexicana
 Nenhum quarto para a “manivela: Alta tensão”
 [Revisão da poesia] “a senhora de Shalott”
 Non-Violence em Palestina: Sincronismo e intenções
 Oportunidades de negócio: Feira profissional extrangeira em Brasil
 [Poema] “seu nome é orgulho”
 Mulheres do Nepali ainda sob o ataque
COREIA MUNDO SCI&TECH ART&LIFE ENTRETENIMENTO ESPORTES RELÓGIO GLOBAL ENTREVISTAS PODCASTS
  direitos reservados 1999 - ohmynews 2009 todos os direitos reservados. telefone de internews@ohmynews.com: +82-2-733-5505.5595 fax (ext.125): +82-2-733-5011.5077
​​​​​