Aspartame

A doçura que vem dos blocos construtores da natureza

Sexta, 09 de novembro de 2007, 16:40:55

SOBRE O ASPARTAME

De onde vem o aspartame?

A comunidade científica reconhece os aminoácidos como os blocos construtores da vida. Durante a digestão, o corpo humano quebra as proteínas contidas em alimentos, como carnes, peixes e cereais, em aminoácidos. Estes são então absorvidos e reintegrados para a construção de diferentes proteínas que o corpo precisa em seus órgãos e para seu funcionamento. O aspartame é feito de dois destes aminoácidos. Os aminoácidos fazem parte naturalmente de nossa dieta desde nossos primeiros dias de vida - os dois aminoácidos contidos no aspartame são encontrados também no leite materno.

Quais são os benefícios do aspartame?

O aspartame é diferente do açúcar, já que somente uma pequena quantidade é necessária para produzir o mesmo sabor doce do açúcar. Isto significa que alimentos e bebidas adoçados com aspartame podem conter muito menos calorias. Mas isso não é tudo. Todos nós sabemos que a deterioração dos dentes pode ser causada pelo açúcar contido em alimentos e bebidas. Pelo fato de o aspartame não ser constituído por açúcares, ele não induz à formação de cáries.

O GOSTO DO ASPARTAME

Porque certos alimentos e bebidas tem gosto doce?

Certos alimentos como mel ou frutas são naturalmente doces, enquanto outros alimentos precisam ser adoçados. Quando comemos alimentos e bebidas doces, os açúcares presentes se ligam a certas papilas gustativas. Quando estimuladas, estas papilas gustativas mandam mensagens para o cérebro dizendo que estamos degustando algo doce. O aspartame liga-se a essas às papilas gustativas do mesmo modo que o açúcar, o mel ou as frutas.

Por que nós gostamos tanto de alimentos e bebidas doces?

A maioria das pessoas gosta de alimentos e bebidas doces. Desde nossos primeiros dias de vida aprendemos a apreciar a doçura do leite materno proveniente de um açúcar natural, chamado lactose. A doçura sinaliza que alimentos como as frutas estão maduras e muitos de nós gostamos de sentir o prazer que os alimentos doces fornecem.

Qual é o gosto do aspartame?

O aspartame tem sido empregado para uso geral, adoçando alimentos e bebidas, por mais de 25 anos. Durante esse tempo, tem sido comparado a outros ingredientes adoçantes em numerosos teste de sabor. Repetidas vezes, as pessoas que tem participado desses testes tem preferido a doçura natural do aspartame. Não há gosto residual amargo, e muitas pessoas não conseguem distinguir o aspartame do açúcar.

CALORIAS E CARBOIDRATOS

Que efeitos podem ter o consumo excessivo de algo que lhe dá prazer?

Todos os dias e cada vez mais, vemos na televisão e na imprensa os problemas associados com o sobrepeso, como doenças de coração, derrames e diabetes. Hoje, mais do que nunca, os alimentos e as bebidas que apreciamos, estão prontamente disponíveis e tem se tornado relativamente baratos. Somado a isso, nós nos tornamos menos ativos com o passar dos anos, em parte pela mudança do padrão de trabalho fisicamente ativo, que queima muitas calorias, para um padrão menos ativo. Similarmente, com muitos de nós possuindo carros, é fácil evitar caminhadas regulares, que também ajudariam a queimar calorias. Quando todos estes fatores são combinados, é fácil consumir mais calorias do que nós utilizamos, levando ao sobrepeso e aos problemas de saúde que isso acarreta.

Como o aspartame pode ajudar?

Uma Lata de refrigerante adoçado com açúcar pode conter 150 kcal, enquanto uma lata de bebida adoçada com aspartame contém somente uma ou duas kcal. Do mesmo modo, alimentos adoçados com açúcar têm uma maior quantidade de calorias do que alimentos adoçados com aspartame (cada colher das de chá de açúcar fornece 20 calorias). Comendo e bebendo alimentos adoçados com aspartame, nós podemos reduzir nossa ingestão de calorias e carboidratos, e consequentemente controlar melhor nosso peso.

SAÚDE BUCAL

Como o aspartame pode ajudar na prevenção das cáries?

Quando consumimos alimentos ou bebidas adoçados com açúcar, as bactérias que todos nós temos em nossa boca naturalmente convertem o açúcar em um ácido suave. Ao longo do tempo, se não removemos este ácido pela escovação dos dentes, ele irá corroer o esmalte que reveste o dente. Por fim, pequenos buracos são gerados no esmalte permitindo que o ácido consuma facilmente o interior mais macio do dente, dando origem a uma cárie. Como o aspartame não é composto por açúcares, as bactérias da boca não o convertem em ácidos formadores de cáries.

ALIMENTOS E BEBIDAS COM ASPARTAME

Que tipos de produtos contêm aspartame?

O aspartame é usado em alimentos e bebidas para fornecer o gosto do açúcar sem as calorias. Isto inclui iogurtes, sorvetes, sobremesas, chocolates quentes, confeitos e gomas de mascar, assim como refrigerantes e refrescos. O aspartame também se encontra disponível em tabletes para adoçar chás e cafés e em grânulos para adoçar cereais, frutas e outros alimentos.

Como saber se um alimento ou bebida contêm aspartame?

Os aditivos alimentícios que são usados para produzir alimentos e bebidas são estritamente controlados por lei e tem que ser informados nos rótulos das embalagens. Conseqüentemente qualquer produto que contiver aspartame o terá claramente listado no painel de ingredientes.

COMPROVADAMENTE SEGURO

Quem aprovou o aspartame?

O aspartame é utilizado para adoçar alimentos e bebidas por mais de 25 anos e é um dos ingredientes mais intensamente testados em nossa cadeia alimentar. Mais de 200 estudos científicos confirmaram que o aspartame é seguro para a população em geral, incluindo crianças e mulheres grávidas. Estes estudos científicos foram cuidadosamente revisados pelas autoridades incluindo a Food Standards Agency (Agência Reguladora de Alimentos no Reino Unido), o European Scientific Committee on Food (Comitê Cientifico sobre Alimentos da União Européia) e o Food and Drug Administration (Agência Regula para Alimentos e Drogas) nos Estados Unidos, os quais aprovaram o aspartame para uso em alimentos e bebidas. O uso do aspartame também foi aprovado pela Anvisa que recentemente afirmou a sua segurança.

Quantos países já aprovaram o aspartame?

Autoridades de saúde e regulatórias de mais de 130 países por todo o mundo já aprovaram o aspartame. Além disso, peritos da Organização Mundial da Saúde e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação aprovaram o uso de aspartame em alimentos e bebidas.

ENTRE EM CONTATO

Ajinomoto Interamericana Ind. e com. Ltda
Rua Joaquim Távora, 541
Cep: 04015-901
São Paulo – SP
Email: amino@aia.ajinomoto.com
www.aspartame.info

O Serviço de Informações do Aspartame é fornecido pela Ajinomoto Company. A Ajinomoto fornece aspartame aos maiores fabricantes mundiais de alimentos e bebidas

© Ajinomoto Company 2007

Artigo original em www.ajinomoto.com.br
Localizado pelo Google com as palavras chaves: açúcares, aspartame
Acesso em:

(\\\)))