Princípios da Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global

  1. A educação é um direito de todos; somos todos aprendizes e educadores.

A educação ambiental:

  1. Deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
  2. É individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.
  3. NÃO é neutra, mas ideológica. É um ato polí tico, baseado em valores para a transformação social.
  4. Deve envolver uma perspectiva holí stica, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.
  5. Deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e interação entre as culturas.
  6. Deve tratar as questões globais crí ticas, suas causas e interrelações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico. Aspectos primordiais relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente, tais como população, saúde, paz, direitos humanos, democracia, fome, degradação da flora e fauna, devem ser abordados dessa maneira.
  7. Deve facilitar a cooperação mútua e eqüitativa nos processos de decisão, em todos os ní veis e etapas.
  8. Deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história indí gena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, lingüí stica e ecológica. Isto implica uma revisão da história dos povos nativos para modificar os enfoques etnocêntricos, até de estimular a educação bilíngüe.
  9. Deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promover oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade. Isto implica que as comunidades devem retomar a condução de seus próprios destinos.
  10. Valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este é diversificado, acumulado e produzido socialmente, não devendo ser patenteado ou monopolizado.
  11. Deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humana.
  12. Deve promover a cooperação e o diálogo entre indiví duos e instituições, com a finalidade de criar novos modos de vida, baseados em atender às necessidades básicas de todos, sem distinções étnicas, fí sicas, de gênero, idade, religião, classe ou mentais.
  13. Requer a democratização dos meios de comunicação de massa e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade. A comunicação é um direito inalienável e os meios de comunicação de massa devem ser transformados em um canal privilegiado de educação, não somente disseminando informações em bases igualitárias, mas também promovendo intercâmbio de experiências, métodos e valores.
  14. Deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.
  15. Deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.

O documento original é um arquivo PDF
Acesso em: 03 de dezembro de 2009, 13:47

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