Aprendendo a ser universitário

As aulas na Faculdade são bem diferentes das do Ensino Médio. Prepare-se para mudar o seu jeito de estudar

Publicado em 01/03/2004 - 02:00

O choque é inevitável. Depois da euforia de ver o nome na lista de aprovados, da emoção de fazer a matrícula e toda a animação do "trote", começam as aulas na Faculdade. E, para a maioria dos alunos, começa também a dificuldade de se adaptar à nova maneira de aprender. Isto acontece porque a didática usada na Universidade é totalmente diferente da comumente aplicada no Ensino Médio, cada vez mais voltado para preparar o aluno para o vestibular.

Assim, ao sentar para assistir uma aula na Universidade, você não terá mais um professor cuja missão é fazer com que a turma assimile um determinado assunto de uma disciplina, usando para isso truques de memorização, resumos e dicas de como resolver exercícios, tendo recursos audiovisuais, apostilas, etc. Ao contrário. O professor na Universidade está preocupado em desenvolver sua capacidade de resolver problemas diante das incontáveis variáveis que a realidade da profissão lhe trará. E isso significa propor discussões, passar referências, provocar questionamentos, levantar dúvidas. E não trazer a resposta pronta.

Por isso, prepare-se para mudar sua atitude como estudante. Cabe a você participar dos debates, ler a bibliografia recomendada, freqüentar seminários, assistir palestras, enfim, ter uma postura ativa durante sua vida acadêmica. Se você se sentir perdido em algum momento, não deixe de pedir ajuda. Converse com o professor, peça que ele oriente sua forma de estudar a disciplina, confira se você entendeu realmente o propósito dos temas abordados nas aulas. O mais importante é você não se frustrar e perceber que esta nova maneira de aprender é a que realmente fará de você um profissional bem preparado.

Fonte: Prof. Luiz Nunes de Oliveira

www.universia.com.br
Localizado pelo Google com as palavras chaves: aprendendo
Acesso em: 02 de fevereiro de 2009, 13:35

(\\\)))