A Comunicação Fazendo História

Vídeo: "O Alto-Comunicador Falante", de Paulo Augusto Vieira

entrevista-com-nelson-fortunato

O vídeo "O Alto-Comunicador Falante", do jornalista e radialista Paulo Augusto Vieira, conta a história de Nelson Fortunato, antigo morador de Nova Europa e pioneiro no ofício da comunicação na cidade.

Seu Nelson foi o primeiro morador da cidade a ter TV em casa: o aparelho, colocado na entrada da residência, podia ser assistido por toda a vizinhança. Ele também trabalhou em todos os cinemas que Nova Europa já teve. Nos anos 40, comprou equipamentos de projeção usados e um prédio no centro da cidade. Ali, ele realizou o sonho de abrir o seu próprio cinema (um incêndio, porém, pôs fim ao empreendimento).

Durante décadas, Seu Nelson narrou a vida da comunidade, anunciou notas de falecimento e de utilidades públicas por meio de seu sistema de alto-falantes. Dessa forma, transformou-se em referência para Paulo, que voltou o olhar para sua própria infância a fim de contar a história de um comunicador que compensou os poucos recursos com criatividade e talento. "Cresci ouvindo o alto-falante. Não pensava em ser radialista quando criança, mas o trabalho dele me fascinava", afirma o diretor.

Conheça Nova Europa
Ano de criação: 1953
Onde fica: Microrregião de Araraquara, a 279 km de São Paulo
População: 8.514 habitantes
Área: 161km²
Economia: Agropecuária, com destaque para a produção de aves e gado e plantação de laranja, tangerina e limão
História: As terras do atual município de Nova Europa pertenceram, inicialmente, ao conselheiro Bernardo Pinto Gavião Peixoto, que as vendeu ao governador do Estado de São Paulo para a formação de um núcleo colonial destinado a imigrantes europeus. O brasileiro Leão Dantas e diversas famílias russas foram os primeiros a se estabelecer em Nova Europa, e, segundo consta, em 1907 já existia o povoado. O distrito, criado em 30 de dezembro de 1913, a partir do município de Ibitinga, tinha sua sede na estação da Estrada de Ferro de Dourado.

Artigo original em www.revelandoosbrasis.com.b
Localizado pelo Google com as palavras chaves: "Nova Europa"
Acesso em: 18 de fevereiro de 2009, 11:36

(\\\)))